Agora que o ano lectivo já arrancou (por cá desde o dia 8) volta a importância de ter rotinas de organização:
- O calendário afixado no frigorífico, com a data de avaliações, consultas, festas, saídas, dias de ginástica, natação, pagamentos e etc. Destaco este item, que me parece tão simples, pela sua importância. Com o calendário num local visível, é mais fácil lembrar-me daqueles compromissos que não podemos mesmo esquecer (e esta cabecinha já teve melhores dias). Quantas vezes não oiço algumas amigas a dizer que se esqueceram de determinada consulta ou pagamento que tinham de fazer?
- O horário da B. também é afixado no frigorífico, para que saiba o que vai ter em cada dia;
- Um local para guardar as mochilas: tenho sorte de ter um anexo à casa, que serve como lavandaria e arrumos. A mochila da natação e da ginástica da B. ficam lá, já que estas disciplinas são em dias alternados. Também permite que a roupa e ténis fiquem a arejar/secar. Ou seja, o equipamento da natação não é lavado todos os dias (nem daria para o fazer), mas sim ao fim-de-semana. Assim, no primeiro dia de natação chegamos a casa, o equipamento sai da mochila para secar (e a própria mochila) e fica um dia a arejar. O mesmo para a farda da ginástica, é pendurada para arejar, os ténis a mesma coisa;
- Ao final do dia temos, num curto espaço de tempo, muitas actividades a desenvolver (deslocações para actividades extra curriculares, refeições, alimentação das galinhas, regar as plantas, etc.), tudo isso tem de ser feito em parceria: normalmente o marido fica encarregue dos miúdos, eu vou para casa (por vezes vou primeiro às compras) tratar do jantar e organizar as coisas lá por casa. Se os miúdos chegarem cedo, são eles e o pai que alimentam as galinhas, tiram os ovos, dão água e regam as plantas;
- Inventários: a existência de um inventário, em especial do congelador, facilita bastante a economia e rotina domésticas. Infelizmente "relaxei-me" um bocado nas férias, mas vou voltar a actualiza-lo. É uma forma simples de planear refeições e evitar adquirir produtos repetidos (como me aconteceu recentemente).
- Refeições: sinto que neste aspecto ainda tenho muito que aprender (quem me dera conseguir organizar-me como a Joana Roque que consegue num só dia planear todas as refeições da semana). Lá vou planeando algumas refeições, tento que sejam fáceis de confeccionar, em quantidade que permita trazer marmita para o dia seguinte, aproveitando sempre as sobras que vão havendo no frigorífico e os legumes disponíveis no cabaz biológico. Ao fim-de-semana faço pratos mais elaborados, que permitam ter pelo menos uma refeição para um jantar da semana. Também acabo por recorrer aos ovos para completar várias refeições, já que são um recurso que abunda cá por casa (minhas lindas Marias).
Sem comentários:
Enviar um comentário