segunda-feira, 4 de setembro de 2017

"Sweet September" - Regresso às rotinas e poupança nos materiais escolares

Quando se tem filhos, Setembro significa o regresso às rotinas.
Os mais novos iniciaram as "aulas" em novas salas, a B. é finalista do 1º ciclo.
Começam também as actividades extra curriculares.
Enfim, começa a correria!

Este fim-se-semana estive a preparar o material escolar da B.. Vai usar uma mochila e estojos que já usou em anos anteriores, pelo que foram lavados e inspeccionados para ver se estariam rotos, os fechos estragados, etc.
Estive a escolher os lápis de cor e canetas dos anos anteriores, o que ela tinha deu bem para fazer conjuntos de mais de 12 cores.. No entanto, passei os lápis e canetas com um pano com álcool, pois estavam já com um aspecto um pouco envelhecido. E resultou, ficaram com aspecto (quase) novo. Fiz o mesmo ao afia, estojo do compasso e régua.
O dicionário (que já tem 3 anos), está um pouco envelhecido. Como tem capa plastificada, foi limpo com álcool e tentei tirar algum pó das folhas. Entretanto decidi revestir a capa com película transparente autocolante, de modo a protegê-la melhor. Vai servir pelo menos para mais um ano.
Limpei a flauta também com álcool. Do caderno de música do ano passado só tinha usado duas folhas, pelo que cortei essas e este ano usará o mesmo caderno.
Falta dar uma boa limpeza na garrafa de água reutilizável.

Quanto aos rapazes, a preocupação maior é com os bibes e chapéus. Para o Z. tive de comprar novos, o R. fica com os do irmão. Para identificar uso etiquetas termocolantes, com uma nuance: faço um quadrado de ganga (que aproveito de calças velhas), onde colo as etiquetas com os nomes. Depois costuro no bibe. Para além de ficar mais visível, consigo assim disfarçar o facto de o bibe já ter tido um outro dono (no caso do Z. este ano não se aplica, mas nos anos anteriores teve bibes doados).
As mochilas continuam as mesmas dos anos anteriores, bem vistas as coisas elas servem apenas para estarem penduradas com as roupas extra, pelo que não é necessário que sejam muito bonitas.

Fiquei contente, com pequenas acções consegui poupar alguns trocos e tive um menor impacto ambiental.

Sem comentários:

Enviar um comentário