- O site tararecuperavel.org lançou em outubro deste ano uma campanha "Sabia que a Beata também é lixo?" Com disponibilização de autocolantes para afixar em locais estratégicos, pode ser uma maneira fácil e rápida de fazer algum activismo ambiental (e alertar aquelas pessoas que acham que as beatas se degradam naturalmente ou têm asas que as levam até ao caixote do lixo mais próximo).
- No jornal "Correio do Minho" uma pequena reportagem sobre o seminário ‘Alto Minho AdaPT - Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas, onde o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, proferiu a seguinte frase "Os portugueses são sensíveis às alterações climáticas, mas não para a economia circular (baseada no uso e reaproveitamento) de produtos"
- No Portugal Gov "Governo aprova Plano de Ação para a Economia Circular, O Conselho de Ministros aprovou o Plano de Ação para a Economia Circular no âmbito da estratégia a seguir até 2020 e com o objetivo de redefinir o conceito de fim de vida da economia linear, assente na produção e eliminação de resíduos, apostando nos conceitos de reutilização, reparação e renovação de materiais e energia. Na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, Matos Fernandes referiu que «o princípio basilar da economia circular é que todos os resíduos são materiais que podem voltar a ser utilizados»."Em última análise, procura-se que o consumidor "deixe de ser consumidor para passar a ser utilizador"" (proposta muito interessante mas que deve "chocar" com os representantes dos maiores grupos económicos...).
Espero que este Plano de Acção seja amplamente divulgado e implementado. Está na hora de se investir em Economia Circular e Sustentabilidade.
E a propósito de acções dedicadas ao ambiente, partilho o link para o E-book "Dicas sem Desperdício", da página https://ancoraverde.pt/. Cheio de informações e dicas úteis. Para ler e partilhar
https://ancoraverdept.files.wordpress.com/2017/12/e-book-dicas-sem-desperdc3adcio.pdf
https://ancoraverdept.files.wordpress.com/2017/12/e-book-dicas-sem-desperdc3adcio.pdf
Sem comentários:
Enviar um comentário