quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Cheguei aos 40! (e o que me ajuda a sentir bem)

Finalmente 40! Digo finalmente porque 39 me soava um bocado "mal", ali no limbo...

Existem mil e um textos a enaltecer os 40 anos, talvez por isso me sinto "poderosa" nesta fase :)
Textos motivadores à parte, sinto que estou mais madura, com outra noção das coisas... apesar de ainda ter muitas explosões de mau génio!

Sinto-me bem na minha pele, nos cabelos brancos que já aparecem (mas que não tenciono pintar). As rugas, essas podiam abrandar um pouco, mas fazem parte da minha história.

No entanto, não são apenas as 40 voltas ao sol que me fazem sentir assim:

  • O yoga tem contribuído para a minha paz interior, para além de trabalhar o meu corpo;
  • A alimentação low carb tem contribuído para me ajudar a sentir melhor, emagrecer, desinchar (e até a pele me parece que está a ficar com melhor aspecto);
  • A técnica low poo (cabelo) contribuiu para que fizesse as pazes com o meu cabelo, finalmente assumi os meus caracóis!
  • Nos últimos meses "graças" à diabetes, comecei a fazer mais exercício, para além do yoga...
  • Tenho rotinas instaladas em casa, e tenho noção que reajo mal às mudanças dessas rotinas, mas ter essa noção ajuda a que consiga antecipar algumas situações menos agradáveis!

Claro que nem tudo irão ser rosas, obviamente que 40 anos não são 20, o nosso corpo vai sofrendo um desgaste natural, por isso importa que tentemos lidar o melhor possível com a passagem do tempo:
  • Exercício físico adequado (e nisso o yoga é excelente, pois trabalha um conjunto de parâmetros: músculos, ossos, tendões, equilíbrio, respiração, mente);
  • Alimentação adequada: depois de experimentar vários tipos, acredito que, para mim, a low carb é  ideal. Não passo fome, já não sinto tanto desejo de estar sempre a roer, controlo as minhas glicémias;
  • Trabalhar a mente, através da leitura (em 2018 voltei a ler mais - cerca de 50 livros), exercícios mentais, aprendizagem de novas competências;
  • Suplementação, se necessário. Actualmente estou a tomar umas vitaminas, já que a minha vitamina D estava um pouco baixa. Já aconteceu em algumas altura tomar suplementos ricos em omegas3 ou magnésio, sempre com aconselhamento de médico ou terapeuta;

Que venham os 40, sinto-me estou pronta (e entusiasmada) com eles!

Sem comentários:

Enviar um comentário