sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Eu marmito, tu marmitas?

Já "marmito" há mais de 10 anos, seguramente.
Trazer marmita tem inúmeras vantagens:
- Sei o que como, os ingredientes e temperos utilizados;
- É mais saudável;
- Demoro menos tempo e tenho menos "stress" (onde trabalho, almoçar fora implica uma deslocação de carro. E só tenho 1 hora para o fazer);
- Poupo no gasóleo (ver motivo acima);

No inicio pode parecer complicado, mas é só uma questão de organização:
- Na véspera faço jantar a contar com mais uma refeição, salada incluída. E antes de a comida ir para a mesa, tiro o meu "quinhão"!
- Comprei caixas de vidro*, com tampa "hermética", para que não hajam fugas de líquidos durante o transporte.
-Tenho uma mala térmica relativamente grande, onde cabe a caixa com o almoço, uma caixa com salada, outra com fruta, eventualmente um frasco com iogurte (probiótico e feito em casa), uma bolsa com talheres e guardanapo, um individual de pano, uma caixa com a chávena, pires e colher de café. Costumo ainda trazer um pequeno lanche para meio da manhã, por norma panquecas simples (ao pequeno almoço faço muitas vezes panquecas, guardo uma ou duas para trazer).

* Na minha opinião (e não só) o vidro (ou certas cerâmicas) deveria ser o único material a ser utilizado em fornos microondas, em especial se vamos aquecer alimentos ou bebidas.


Desvantagens também as há, nomeadamente na maior parte dos dias repetir a refeição que comi na véspera. Ou não sobrar comida, o que resolvo com recurso a uma salada (tanto pode ser a única refeição  - e neste caso faço uma salada mais "composta - como ser uma salada mais simples), ovos mexidos ou uma lata de atum.

A marmita de hoje tem:
- Salada de arroz de cenoura (que veio da casa dos meus pais no fim-de-semana): sobras de arroz de cenoura, milho, salmão fumado e beterraba cozida, temperada com azeite e vinagre balsâmico,
- Um ovo de codorniz (estes vêm do filho de uma colega de trabalho, tem codornizes e vende para ganhar uns trocos), eram 12 mas só o meu Z. comeu uns 6!
- Salada de beringela e pêras salteadas com um resto de bacon caseiro (que andava pelo frigorífico à séculos);
- Uvas para a sobremesa;
- Um pouco de iogurte (viili) com sementes de chia, para o lanche da tarde;
- Duas mini panquecas com um quadrado de chocolate negro, para o lanche da manhã;

No trabalho tenho uma garrafa de água simples e outra no frigorífico, aromatizada com um pacote de chá verde, ginseng e mel (muito doce por sinal, o chá era de uma colega, acho que não volto a usar aquele...).

E por ai, também se marmita?



Sem comentários:

Enviar um comentário