sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Minimalista VS Maximalista

Só hoje tomei conhecimento do termo que descreve o oposto de um minimalista: maximalista (e não, não tem a ver com bolchevismo).

Como é a visão de mundo MinimalistaA visão de mundo da pessoa minimalista é que, para viver bem, ela só precisa do essencial. As pessoas abraçam esse estilo de vida em busca de liberdade. Liberdade principalmente da sociedade de consumo. Elas acreditam que para serem felizes não precisam possuir coisas e se sentem mais à vontade em ambientes com poucos móveis, cores e objetos. O foco das pessoas minimalistas está nas experiências e nas relações pessoais e para elas os objetos físicos, as coisas, afastam você destas relações.

Como é a visão de mundo MaximalistaO maximalista é acima de tudo um colecionador. Ele se apega sentimentalmente a objetos. A pessoa maximalista sente prazer em se cercar de coisas bonitas, mesmo que elas não cumpram uma função específica. Para um maximalista, objetos contam histórias, trazem boas lembranças e fazem com que ele se sinta acolhido e protegido. Ao contrário do minimalista que se sente oprimido pelos objetos, o maximalista sente que os objetos são seus amigos. 

Claro que isto são meras definições, na verdade poucas pessoas serão puramente minimalistas ou maximalistas, acredito que a maioria de nós é um misto.
Eu identifico-me mais com a corrente minimalista, detesto tralhas a acumular, sinto-me mesmo "sufocada" quando olho para o canto dos brinquedos dos miúdos ou o escritório do marido - os locais mais desorganizados lá de casa. Desde que ando a organizar e destralhar que me sinto mais leve, a casa parece que "respira" melhor.
No entanto gosto de cores e estampas, tenho paredes coloridas em casa, camas com edredons estampados, almofadas e mantas nos sofás igualmente coloridas, quando fizemos obras em casa colocámos azulejos com bonecos nas casas de banho.... Isto faz de mim uma maximalista? Não creio. Numa pequena busca no google os ambientes decorativos maximalistas são giros, sim, mas para umas curtas férias. No dia a dia acho cansativos.






Sem comentários:

Enviar um comentário