- Fiz polpa de tomate temperada (com cebola, louro, alho, sal e pimenta. Numa dose coloquei oregãos, noutra mangericão...)
- Triturei tomate para congelar (simples, sem temperos)
- Fiz ketchup (já tinha feito em anos anteriores, desta vez não ficou tão bom, julgo que por ter usado pouco mel e os tomates não estarem suficientemente maduros).
Fiz todos com ajuda da minha yammi, o que facilita imenso. No entanto, em anos anteriores cheguei a fazer a polpa de tomate numa panela grande (basicamente faço um refogado com os temperos, junto o tomate cortado, no final retiro o louro e trituro). Ketchup só comecei a fazer já com a yammi, mas dá perfeitamente para fazer em modo tradicional (é um pouco mais trabalhoso, mas faz-se).
O ketchup guardei no frigorífico, o restante congelei em doses individuais (usei sacos de plástico, mas tenho de rever esta opção e encontrar uma solução Lixo Zero).
Já cheguei a conservar a polpa de tomate em frascos de vidro, recorrendo ao método da pasteurização a quente. Nesse ano correu bem, apenas tive um frasco que ganhou bolor (a tampa não era lá muito boa).
Este ano foi tudo mais a correr, acabei por congelar.
Deram-me também pimentos, que assei e congelei.
E courgettes, que cortei aos pedaços e também congelei.
Já não é o primeiro ano que faço isto, mas continuo a sentir-me como uma formiguinha, que trabalha no verão para consumir no inverno!
Tenho pena de ter desperdiçado muitos figos e maçãs neste verão, mas infelizmente o tempo (e conhecimentos) não ajudam.
Falta vir a época das romãs, quando consigo faço sumo para congelar (e se a sogra tiver muitas laranjas, congelo também sumo de laranja).
E por aí, também temos formigas ou é mais cigarras?
Sem comentários:
Enviar um comentário