sexta-feira, 8 de junho de 2018

Isto da vida em sociedade

Estava eu, cerca das 8:45, na fila para comprar um bilhete de autocarro (com saída às 9h) quando aparece na fila uma senhora, com mais de 60 anos.
Reparei que pediu à rapariga da minha frente para passar à frente dela, pois tinha de apanhar o autocarro. Esta respondeu-lhe que estava na fila para o mesmo autocarro e não lhe deu prioridade.
De seguida pediu-me a mim. Perguntei qual o autocarro que iria apanhar, era o meu, das 9h. O terminal fica a cerca de 10 m (se calhar nem tanto) da bilheteira, a senhora queria mesmo passar à frente (pelo que acabaram por lhe vender o bilhete ao mesmo tempo que o meu).
Eu fui-me sentar à espera, a senhora dirigiu-se, com o marido, para o terminal de autocarros.
Entretanto chegou outro autocarro ao mesmo terminal, se não fosse o motorista ter confirmado o destino no bilhete lá aquele casal tinha seguido para destino errado (já que se posicionaram em frente à porta, passando à frente de outras pessoas ali presentes).
Claro que quando chegou o nosso autocarro, aquele casal foi o primeiro a embarcar.

Algumas duvidas se impuseram:
  • Será que deveria ter oferecido "prioridade"? Note-se que, aparentemente, aquela senhora não apresentava qualquer limitação física (nem solicitou prioridade, apenas pediu para passar à frente, por ter pressa). 
  • Será a atitude dela, de querer passar à frente numa fila para adquirir bilhetes e passar mesmo à frente de outros passageiros que iam embarcar, um sinal de falta de educação? Ou será que a "velhice" trás destes medos, de não conseguir cumprir certas tarefas em tempo útil (por exemplo, entrar para um autocarro)?
No mesmo autocarro embarcou um senhor, aparentemente mais velho, vestido sobriamente. Este deu primazia às senhoras, que estavam junto a ele. como a boa educação antigamente dizia para se fazer (hoje em dia talvez uma qualquer "feminista" se alterasse perante tal atitude). Uma atitude bem distinta da anterior.

Note-se que se não desse prioridade às senhoras também não haveria qualquer problema, apesar de eu achar que continua a ser um gesto bonito em algumas situações: por exemplo, duas pessoas que se aproximam de uma mesma porta, eu considero de boa educação dar prioridade a pessoas mais velhas ou com algum tipo de dificuldade motora (ou que têm as mãos ocupadas, seguram volumes grandes e/ou pesados, etc.) ou às senhoras, em detrimento dos homens. (talvez seja uma mentalidade de bota de elástico* mas...).

* pessoa considerada antiquada no que diz respeito aopiniões, costumes ou aparência exterior; pessoa avessa ao progresso



Sem comentários:

Enviar um comentário