quinta-feira, 21 de junho de 2018

Solstício de Verão - Dia Internacional do Yoga


A criação deste Dia do Yoga, Comemorado em Junho, 21, Solstício, e a sua oficialização em 2014, Dezembro, pelas Nações Unidas (por proposta de Shrí Narendra Modi, Primeiro Ministro da Índia, em Setembro desse mesmo Ano), foi o motivo pelo qual o Governo da Índia agraciou Amrta Súryánanda, a 8 de Abril de 2015, com o Padma Shrí Award - a mais alta distinção Civil da Índia (raramente atribuída a um estrangeiro, e nunca antes a um Português).
Foi também esta a razão porque Amrta Súryánanda foi o único Mestre do Yoga do Mundo a estar presente na Assembleia Geral da ONU, em New York, no momento da votação e da Aprovação da Resolução (como convidado oficial dos Governos da Índia e de Portugal).
Jagat Guru Amrta Súryánanda Mahá Rája, na altura, Presidente do Yoga Sámkhya Instituto / Associação Lusa do Yoga, finalmente em 2001 convidou o Mundo a criar no Solstício de Junho 21, um Auspício Cósmico, o Dia da Luz, o maior dia do Ano (no hemisfério Norte), o Primeiro Dia Global da Humanidade, a que chamou o Dia do Yoga.

Curiosamente, hoje pratiquei yoga e pela primeira vez consegui levantar-me sem o auxilio das mãos, passando da posição sentada - padmāsana (flor de lótus) - para a posição de pé (fazendo força com os pés no chão e dando impulso).
Algo que ando a tentar desde o inicio da minha prática, algo que cheguei a pensar que nunca iria conseguir (não que seja algo extraordinariamente difícil, mas não estava mesmo a conseguir). 
Mais uma prova que a prática leva ao aperfeiçoamento e não vale a pena desistir, temos mesmo é de insistir.

Feliz solstício e feliz dia da Luz.

ॐ नमः शिवाय

Om Namah Shivaya 



Sem comentários:

Enviar um comentário