terça-feira, 9 de outubro de 2018

O que a diabetes me trouxe


A partir do momento que tive o diagnóstico de diabetes tipo 2 (DT2) que tomei (mais) consciência da importância da alimentação e exercício físico para a minha saúde.
No final de Agosto fiz uma consulta com um especialista em diabetes, onde este me falou na importância do controlo de peso, alimentação e exercício físico.
Já tinha pesquisado algumas informações na Internet, quer em sites oficiais, quer em alguns mais "alternativos", o que me ajudou a definir a minha estratégia.

A Dieta
Já fiz várias dietas, já segui várias linhas orientadoras, mas agora creio que encontrei aquela que irá (e terá) de ser parte integrante do meu futuro: dieta low carb, também chamada de low carb high fat!

Esta dieta (ou regime alimentar) consiste numa redução da ingestão de hidratos de carbono (HC), com consequente aumento de gorduras e proteínas.
No campo das gorduras devem ser privilegiadas as chamadas "gorduras saudáveis", naturalmente presentes nos alimentos: carne, peixe, ovos, frutos secos, frutas ricas em gordura e pobres em hidratos de carbono (açúcares), etc..
O meu objectivo é ficar todos os dias abaixo dos 100 HC "líquidos" (hidratos de carbono totais menos as fibras, que não têm impacto glicémico), preferencialmente perto dos 50 HC. E se no inicio era complicado, atualmente tenho rondado os 50, sendo que em muitos dias consumo menos de 50 HC (utilizo a aplicação fatsecret para controlo).
Para quem se interesse, recomendo o blog do Dr. Souto (médico brasileiro) Ciência Low Carb onde constam vários artigos e orientações sobre o tema, bem como links para sites em português.

Nota: a maioria dos profissionais de saúde desconhece a low carb ou acha que não e assim que se resolve a diabetes. No entanto, já existem vários estudos que comprovam o beneficio da dieta low carb para o controlo da diabetes e alguns profissionais de saúde, mesmo que não a prescrevam, concordam que o utente a pratique.

Exercício
Desde o inicio de 2018 que pratico Yoga, duas vezes por semana. E pretendo continuar a praticar. Considero o Yoga um exercício que conjuga bem a exigência física com o bem estar mental, em todas as aulas evoluímos um pouquinho, em ambos os níveis.
Mas comecei a achar que só o Yoga não era suficiente (até porque a dieta low carb, passado os primeiros dias de letargia, dá-nos uma energia incrível) e assim resolvi voltar ao ginásio. Sem compromissos de mensalidade, vou quando posso (pretendo ir 1 vez por semana), pago somente as aulas que faço.
Ao mesmo tempo, comecei a fazer caminhadas mais vigorosas à hora de almoço (1 a 2 vezes por semana). O passeio é pequeno, cerca de 1 a 2 km, mas dá para 15 a 20 minutos em passo acelerado (controlo também através de uma app no telemóvel). Enquanto caminho vou ouvindo os podcasts do Dr. Souto no site Triboforte.


Os Resultados
A meio de Setembro, já com a low carb implementada, voltei ao especialista em diabetes. Nessa altura já tinha perdido cerca de 1 kg (passei de perto dos 62 para 60 kg), mas o mais interessante é que o controlo das glicémias que fui fazendo em casa mostrava que todos (ou quase todos) os valores se situavam na casa dos 90-100, com uma ou outra excepção em dias festivos ou de "experiências" (ingestão de diferentes alimentos para avaliar o impacto na glicémia).
Atualmente já perdi mais algum peso (estou na casa dos 58,7 kg), ganhei energia, perdi a sede constante e as idas frequentes ao wc (sinais de glicémia alta). Em dezembro irei fazer novos exames médicos (controlo de hemoglobina glicada, colesterol e afins) e vou ter nova consulta, nessa altura darei o feedback.





2 comentários:

  1. Engraçado! Também leio o Dr. Souto, também sigo muitos dos seus conselhos, mas para a fibromialgia. Na diabetes ainda não tinha encontrado ninguém que tivesse adoptado a low carb, high fat. Como vai a evolução da diabetes até aqui?

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Tenho tido excelentes resultados no controlo da diabetes, a ponto de o médico que me segue dizer que eu já não tenho diabetes (como se fosse possível curar).
    Continuo em low carb, muitas vezes a entrar na cetogénica. E pretendo continuar

    ResponderEliminar