sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Cinco dias de refeições

Cozinhar até pode ser fácil, o que não é fácil é ter imaginação para pratos variados, que agradem a todos, sem repetir o que os miúdos comem na escola...
Esta semana as refeições lá em casa foram (só jantares):

  • Segunda Feira: Creme de cogumelos (courgete, cogumelos shitake, batata doce assada [que tinha sobrado do jantar de domingo], cebola e alho);  Atum com molho de tomate e outros vegetais misturados. Servi com massa para os miúdos, salada de pepino e couve flor para mim;
  • Terça Feira: Dia de dentista com a B., portanto foi dia de usar a slow cooker. Fiz carne de vaca estufada, servi com couves de bruxelas, salada de alface, arroz feito com a água  de estufar a carne (para os miúdos);
  • Quarta Feira: feijoada de chocos, onde coloquei cenoura, metade de couve coração ripada, ameijoas e camarão. Servi com brócolos cozidos para mim, massa fusilli (sobra de segunda) para os restantes;
  • Quinta Feira: Costeletas de borrego grelhadas (com alecrim para temperar), com o resto do arroz de terça-feira, salada de alface, nabiças salteadas e o resto dos brócolos cozidos.
  • Sexta Feira: hoje o jantar será o resto da feijoada de chocos, algum vegetal a acompanhar.

Ao escrever esta ementa, constato que repeti muito o vegetal (brócolos), só comemos sopa num dos dias e foi uma semana em que tive algumas sobras para aproveitamento. Nada contra. Os meus almoços costumam ser as sobras do jantar anterior.... vida de "marmiteira" é assim!
Gostava de aumentar a quantidade e variedade de vegetais, nem sempre tenho imaginação para o fazer, confesso. Em muitas preparações misturei salsa ou coentros, que dão outro sabor à comida e permitem incrementar as refeições com mais um tom de verde.
Nas saladas muitas vezes misturo agrião, rúcula ou espinafres. Tento variar nas couves, mas de facto as de melhor aceitação são os brócolos e couve flor.

Os lanches dos miúdos não foram muito variados, todos os dias levam uma caixinha com frutos secos (sendo que num dos dias costumo colocar um quadrado de chocolate para cada um - o miminho da mamã) e o Z. bebe leite branco na escola. 
Por norma levam fruta, mas para a B. é quase sempre banana, já que ela não consegue roer muito bem as pêras e maçãs (tem "mordida cruzada" e, apesar de esta situação estar quase completamente resolvida - por conta de um aparelho dentário ortodôntico - acabou por nunca se habituar a comer fruta à dentada), o Z. varia entre maçã, pêra e banana.
Para beberem o Z. tem leite escolar branco, a B. varia entre leite branco e  iogurte líquido (compro mimosa, pois é uma marca que tem menos açúcares adicionados)
O pão variou entre pão de  Rio Maior, centeio e vianinhas. No pão levaram queijo (3 x) e fiambre de peru (2x). Não sou adepta de fiambre, pois é demasiado processado, demasiado cheio de aditivos. Mas eles adoram, fartam-se de queijo e manteiga... por isso há uma semana ou outra que lhes compro fiambre... Hoje, sexta- feira, é o dia em que a B. fica mais horas na escola, portanto leva dois lanches. Assim, cada um levou metade de um croissant simples, sendo que a B. levou igualmente um pãozinho para outro dos lanches.

Nos dias de atividades costumo mandar algo para comerem após o treino, que é perto da hora de jantar. Duas ou três bolachas, uma peça de fruta, bolo caseiro... estas costumam ser as opções.

Se eles comem isto tudo? O Z. sim, a B. come menos (depois a fim-de-semana parece andar sempre esfomeada, deve ser para recuperar a fome da semana!).

Se eu acho que fazem lanches saudáveis e equilibrados? Têm dias...  

Sem comentários:

Enviar um comentário