quinta-feira, 14 de março de 2019

A Propósito de Desperdícios

Li hoje (mas foi publicado a 23 de Fevereiro, no Diário de Noticias), um texto de Maria do Rosário Pedreira sobre o desperdício, não só alimentar mas também de embalagens: Desperdícios



Penso que já deu para perceber que na minha casa tentamos de alguma forma combater o desperdício, mas nem sempre é fácil: as embalagens estão por todo o lado, os sacos de plástico "perseguem-me".

Hoje, por exemplo, o pequeno almoço foi iogurte com fruta. Para os mais pequenos iogurte de coco (duas embalagens para a reciclagem) para os mais velhos iogurte grego natural (comprado em embalagens de 500ml ou 1L, mas mesmo assim a gerar desperdício de plástico). A fruta, parte veio em sacos reutilizados mas as framboesas vieram numa couvetezinha de plástico...
Para os lanches foram sandes enroladas em papel, dentro de um saco de plástico (este é reutilizado diversas vezes) mas a mais velha levou uma barrinha de compra (embalada em plástico, pois claro). O do meio bebe leite num pacote que é fornecido na escola (embalagem, palhinha, plástico).
O meu almoço serão grelos salteados que comprei congelados (por uma questão de ser mais prático) e adivinhem como vinham embalados? A acompanhar um resto de frango assado que comprámos num dia de mais aperto ao final do dia... claro que vinha numa embalagem!

E podia continuar a elencar por aqui abaixo todas as embalagens que ainda vou gastar hoje rumo a uma contribuição mais ou menos consciente para o desperdício!
Salvamos-nos lá em casa na parte dos desperdícios alimentares, já que consumimos muitas sobras (por vezes transformadas noutras refeições) e tudo aquilo que não comemos vai para a compostagem (ou para as galinhas depenicarem). Conseguimos evitar alguns desperdícios extra, levando os nossos sacos para as compras, reduzindo a utilização de garrafas de plástico, usando guardanapos de pano, remendando as roupas e afins. Mas o meu caixote do lixo referente às embalagens está quase sempre cheio!

Há que mudar o paradigma, mas não é fácil sair do conforto das embalagens, do virar as costas ao que se é colocado no lixo, desta vida facilitada que o "progresso" nos trouxe mas que porvavelmente irá ser a nossa própria ruína...




Sem comentários:

Enviar um comentário