quarta-feira, 3 de abril de 2019

Documentários interessantes - #12 - Minimalism: A Documentary About The Important Things

Finalmente consegui ver este documentário, que estava na minha lista de documentários há bem mais de um ano!

Este documentário é filmado durante a digressão que Joshua Millburn e Ryan Nicodemus (the minimalists) fazem a promover este estilo de vida e o livro que escreveram sobre o mesmo.

São propostas várias reflexões: 
  • Na atualidade temos casas cada vez maiores e precisamos de cada vez mais espaço para depositar coisas (dão o exemplo nos EUA, onde pessoas alugam garagens ou outro tipo de contentores para depósito de objectos)
  • O facto de termos casas grandes "obriga" a que compramos mais objectos (por exemplo, mesas para a cozinha, sala de jantar, sala de estar) mas na realidade poucas vezes usamos todas as divisões da casa;
  • o "boom" do consumo deu-se com a entrada no mercado de produtos muito baratos, de baixa qualidade, por norma vindos de países asiáticos;
  • Compramos para nos sentirmos felizes, mas essa felicidade é temporária. Logo logo teremos de comprar mais qualquer coisa para termos nova sensação de felicidade (passageira);


    À medida que deixava as coisas ir, começava a sentir-se mais livre, mais feliz, mais leve. À medida que o ruído exterior desapareceria, também o interior: desordem motivacional, desordem mental, stress, ansiedade.”

    “Descobrimos que trabalhar 70 a 80 horas por semana para comprar mais coisas não preenchia o vazio – só o alargava: a interminável perseguição de ter mais coisas só nos trazia mais dívida, ansiedade, medo, stress, solidão, culpa, opróbrio, paranóia e depressão.”

No documentário surgem algumas famílias, com e sem filhos, que tentam seguir esta filosofia de vida, com as necessárias adaptações às suas próprias realidades. Numa das famílias com filhos mostram uma menina que faz colecção de tudo e mais alguma coisa, que tem muita dificuldade em desapegar-se dos objectos. Eu tenho uma igual em casa :) (e não é fácil conseguir que doe algum brinquedo ou mesmo roupa que já não usa) .

Já aqui referi algumas vezes, identifico-me com esta filosofia, já que prefiro ter menos objectos, menos "ruído visual" e mesmo nas roupas, o ter menos peças facilita-me a escolha (acho que qualquer dia vou ser como o Mark Zuckerberg e adoptar uma peça única para me vestir).
Enfim, acho que vale bem a pena ver este documentário.


Sem comentários:

Enviar um comentário