quarta-feira, 10 de abril de 2019

Horta em casa: Agricultura de Fim-de-semana

Pois eis que Abril me trouxe mais uma atividade: a Horta


Já não é a primeira vez que faço uma horta, comecei no ano em que estive grávida do meu Z., depois no ano seguinte ainda fiz qualquer coisa, mas descobri rapidamente que não era fácil dedicar-me à lavoura com um filho pequeno, para mais muito exigente de atenção.
O fim-de-semana lá regressei a esta atividade, que devo dizer me deixou completamente "partida".
O marido já tinha arranjado a terra com trator (limpeza das ervas, incorporação de estrume e outras atividades que não conheço) pelo que para mim "apenas" sobrou o armar a terra (fazer filas ou canteiros para depois dispor as plantas ou sementes), utilizando para tal uma enxada (que é coisa que poucas vezes manejo):

  • No sábado fiz 4 filas duplas, cada uma com 17/18 m de comprido... ufa!
  • No domingo fomos comprar algumas plantas e sementes e já foram colocados na terra: batata doce, ervilhas, beterrabas, espinafres, courgette, beringela, couves, cebola roxa. Tenho ainda previsto colocar milho, feijão, abóbora, pimentos padron, nabos, cenouras baby, rabanetes, rúcula, alfaces, flores, aromáticas e eventualmente tomates (a sogra faz uma grande extensão de tomates, talvez eu não venha a colocar).
É um trabalho de que gosto (principalmente quando tenho algo para apanhar!) mas na verdade ficou a doer-me o corpo todo, pois cavar, andar dobrada (ou agachada) não é de todo fácil! 
O meu reconhecimento para todos os trabalhadores agrícolas, que fazem um trabalho que tantas vezes é menosprezado mas puxa imenso pelo corpo.


Sem comentários:

Enviar um comentário