segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Granola Caseira

Neste sábado que passou fomos até Lisboa, rever os meus antigos colegas de faculdade - agora com os respectivos companheiros(as) e filhos(as). Foi um convívio muito agradável, passaram 20 anos desde o inicio do nosso curso, cada um seguiu a sua vida, mas a conversa fluiu de forma natural e divertida.

Mas claro que um dia fora de casa me "complica" a vida doméstica e o domingo foi passado numa correria para colocar todas as tarefas em dia. Assim, para o jantar de domingo preparei uma espécie de polvo à lagareiro, com batatas assadas no forno, já que é um prato do agrado de todos e relativamente fácil de executar.

Aproveitei o calor do forno e preparei uma granola caseira, algo que já não fazia há algum tempo (por pura preguiça, mas é tão fácil de fazer...).

Ingredientes:

  • Frutos secos: amêndoas, avelãs, cajus, pistachios
  • Fruta desidratada: chips de coco, manga desidratada, banana seca, tâmaras medjol
  • Cereais: flocos de aveia e flocos de milho
  • Temperos: pitada de sal, gengibre em pó, canela, farinha de alfarroba, óleo de coco e mel 
Procedimentos:

Piquei os frutos secos com uma faca, numa taça juntei-lhes os flocos de aveia e um pouco de óleo de coco. Depois de a mistura estar bem humedecida, acrescentei os temperos secos e por fim um pouco de mel.
Espalhei esta mistura num tabuleiro e foi ao forno quente a tostar (cuidado para não queimar).
Entretanto piquei a manga desidratada e as tâmaras, parti a banana seca e coloquei num recipiente, juntamente com o coco e os flocos de milho.
Por fim juntei a mistura que estava no forno, ainda quente, e envolvi bem. 

 
Notas
A elaboração de granola caseira é relativamente simples e podem ser usados vários tipos de sementes, frutos secos, cereais ou adoçantes. Apenas se recomenda que as frutas desidratadas não vão ao forno, pois queimam facilmente (já me aconteceu queimar chips de coco). 
As quantidades/proporções são um bocado "à escolha do freguês" mas não convém abusar no mel (ou outro adoçante). Tenho alturas em que faço mesmo sem mel, uso um pouco mais de tâmaras (ou alperces, ou outra fruta doce).
Já cheguei a fazer granola numa frigideira, serve na mesma para tostar e o tostar é para ajudar a libertar os aromas dos frutos secos.

Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário