segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Gestão doméstica fora das rotinas habituais

Este fim-de-semana foi diferente do habitual, passado em família, num local maravilhoso com actividades ligadas à educação consciente e mindfulness.
Dormimos numa caravana (os miúdos deliraram), fizemos passeios em família, caça ao tesouro, construímos mandalas, yoga (incluído yoga do riso, que adorei) e ainda um mini concerto de taças tibetanas (simplesmente mágico).

Mas a realidade é que todas aquelas tarefas que faço ao fim-de-semana teriam de ser feitas, nomeadamente o lavar e secar roupa.



Durante a semana lavei algumas peças durante a noite, para aproveitar o bi-horário. Lá consegui (nem sei bem como) estender de manhã.
Na noite de sexta para sábado deixei alguma a secar na máquina (aproveitar o bi-horário), e a máquina de lavar idem aspas.
Programei a máquina de secar para começar a secar essa roupa na manhã de domingo (domingo a electricidade também é mais barata no meu tarifário). Quando cheguei a casa no domingo à tarde, foi só separar a roupa para passar, dobrar a restante e ainda fiz mais duas máquinas. Eram quase 23h andava a tirar roupa da máquina de secar, colocar outra na máquina e estender a restante. De manhã escolhi as peças para passar a ferro.
Hoje vou entregar a maioria da roupa para passar a ferro fora, já que durante a semana tenho pouco tempo disponível (solução a que recorro pontualmente). É uma rapariga que faz um excelente trabalho a passar e demora pouco tempo a fazê-lo (razão pela qual a conta nunca é exagerada).

Dois pontos a destacar:

  • Para quem tem tarifário bi-horário, ter máquinas programáveis é quase "obrigatório". Lá em casa a de lavar loiça, lavar roupa e secar roupa são programáveis, o que facilita imenso: não tenho de estar à espera de "iniciar" o horário económico para ligar as máquinas, se me vou ausentar (que foi o caso), consigo programar as máquinas em diferido (entre 18 a 24h, consoante a máquina). Também o meu forno é programável, já tenho usado para desidratar fruta durante a noite ou fazer a auto limpeza;
  • Tenho máquinas de classe energética A a A++, sendo que a de secar está nesta última categoria. Foi um investimento um pouco maior, mas que compensa em economia. Principalmente quando a família é grande (5 pessoas a usar meias ou cuecas no inverno, imaginam o estendal de peças pequenas e o tempo que demoram a pendurar!) e todos trabalham/estudam (menos tempo disponível).


Resumindo, consegui ter um fim-de-semana em família, vir hoje trabalhar e ter tudo mais ou menos organizado (em termos de roupa, pelo menos). Benditas máquinas programáveis!

Sem comentários:

Enviar um comentário