é muito rico em colagénio, minerais (fósforo, cálcio e magnésio)e outros aminoácidos.
"O colágeno é a principal proteína encontrada nos ossos, tendões e ligamentos.
Durante o processo de cozimento, o colágeno dos ossos e do tecido conjuntivo é dividido em outra proteína chamada gelatina.
A gelatina contém aminoácidos importantes que suportam a saúde das articulações.
Ela contém prolina e glicina, que seu corpo usa para construir seu próprio tecido conjuntivo. Isso inclui tendões, que ligam os músculos aos ossos, e ligamentos, que conectam ossos entre si.
O caldo de osso também contém glucosamina e condroitina, que são compostos naturais encontrados na cartilagem. "
Outras das alegações de benefícios do caldo de ossos são:
- Sistema digestivo (auxiliar a digestão, protecção da mucosa intestinal), pode ser benéfico para indivíduos com a Síndrome do Intestino Permeável ou a Síndrome do Intestino Irritável, como colite ulcerativa ou doença de Crohn.
- Anti-inflamatório, devido aos aminoácidos Arginina e Glicina nele presentes;
- Perda de peso
- Melhoria no sono
Ficam aqui mais alguns links sobre os beneficios deste caldo de ossos:
E receitas:
- Para a slowcooker: thekitchn.com/
- jocooking.com/
- quiosquedajoana.blogs.sapo.pt
Na verdade, não descansei enquanto não fiz o meu, numa versão sem vegetais. Utilizei chispe, simplesmente porque vi estes ossos (com carne) à venda e com um excelente aspecto. Fiz assim:
- Lavei os ossos (só porque sim) e meti-os na slowcooker. Tapei com água e coloquei cerca de 3 colheres de sopa de vinagre de cidra (orgânico). Meti um pouco de pimenta.
- Esperei 30 minutos e liguei a slow no mínimo.
- Deixei por quase 24h.
- No final tirei os ossos (muitos estavam a desfazer-se) e escolhi a carne que ainda estava "visível", coei com um passador.
- Levei ao frigorífico.
Logo no próprio dia utilizei uma parte do caldo para fazer uma sopa, onde juntei a carne e o que sobrou de ter coado o caldo (acabei por triturar essa "massa" e foi engrossar a sopa).
No dia seguinte, já com o caldo frio, retirei a camada de gordura, que congelei em mini doses. Fiz o mesmo ao caldo (que ficou super consistente, uma gelatina mesmo grossa, pelo que li é bom sinal).
Tenho usado o caldo nos ovos da manhã, nos legumes estufados, no arroz, na sopa, até já coloquei no meu bulletproof coffee (um café logo com gordura e algumas especiarias, que costuma substituir o meu pequeno almoço).
Agora é esperar os benefícios, quiçá parecer 10 anos mais jovem daqui a uns meses (querias Maria!!!).
Sem comentários:
Enviar um comentário