quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Poupança com os óculos


Aqui há dias parti uma peça dos óculos, aquela que serve de apoio para o nariz (onde estão as duas plaquetas).
Dirigi-me à óptica onde costumo comprar os óculos (uma das mais famosas), lá só tinham registo de uma armação comprada em 2010 e disseram-me logo que não dava para reparar, teria de comprar nova armação.
Dirigi-me depois a outra óptica (esta mais pequena, quase "de bairro"), onde em tempos tinha mandado fazer uns óculos.  Então descobri que foi lá que comprei a armação que tenho actualmente, em 2014. E arranjaram-me uma "ponte" para substituir a parte que se tinha partido (não tinha sido toda a ponte, apenas uma parte, mas foi necessário substituir toda a peça). Paguei 25 euros, que até me parece algo elevado para a peça que é, mas muito mais barato do que uma armação nova.

A técnica que os arranjou ainda insistia que eu deveria comprar uma armação nova, simplesmente porque a que tenho actualmente é "velha". Mas eu olho para ela e vejo uma armação em perfeito estado, não está torta, não está a descascar, gosto dela. Porque haveria eu de trocar? E isto deixa-me a pensar, ia trocar algo que está bom, por algo parecido (porque gosto deste modelo, sem aros visíveis, lentes no formato que mais gosto...) simplesmente porque tenho as armações há 5 anos?
Infelizmente este é um pensamento bastante frequente, os objectos não são para durar, são para descartar, substituir, só porque já têm alguns anos...
E a armação velha, o que seria dela? Mais um lixo para lidar...


ps: entretanto descobri na net pontes à venda por muito menos, mas vêm da china e a entrega, por norma, não e rápida. E esta é uma daquelas reparações que se torna urgente.




______________________________________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Dê uma espreitadela neste post, porque pode ser-lhe útil: https://descontos.blogs.sapo.pt/como-comprar-armacoes-de-oculos-usadas-3056485

    Eu também comprei uma ponte e ficou-me por esse preço. E já tinha reparado uma haste. Os meus óculos já são um Frankenstein.

    Se calhar, com tempo, não seria má ideia tem uma armação suplente... usada e baratinha.

    Na penúltima vez que parti os óculos, não tive opção e tive de comprar uma nova armação. Mas fiz duas coisas:
    1º comprei uma armação com o encaixe idêntico, para não ter de comprar novas lentes;
    2º mandei reparar a armação que parti, para ficar como suplente.

    E sabe que mais? Na última vez que parti os óculos (a ponte), já dei uso à armação que havia reparado antes.

    Eu sem óculos não vejo. PONTO FINAL. Por isso, convém ser prevenida nesta questão.

    ResponderEliminar
  2. Tenho lá em casa um par antigo, a graduação é muito semelhante a esta (acho que difere meia dioptria). São de massa, mais pesados, as lentes não têm os tratamentos xpto mas são os que me safam quando mando fazer novas lentes.
    Vou tomar nota dos números que estão na armação, desconhecia o significado.

    ResponderEliminar