quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Como organizo as contas para pagar

Já há vários anos que tenho um ficheiro excel, onde aponto as despesas com o supermercado.
Este ano acrescentei um quadro de registo de contas que tenho de pagar em cada mês.



Do lado superior esquerdo tenho alguns cálculos que considero interessantes, nomeadamente o total de compras que faço (sem desconto) e o total com o desconto. Estabeleci um limite mensal de 500 euros (os 300,57 a vermelho serão o que falta gastar desse plafon) e na célula vermelha quanto é que tenho ainda para gastar por dia. Em cima quanto já gastei por dia e os descontos que tive (percentagem e valor absoluto).
Nas diversas colunas são o total gasto na compra, o desconto aplicado, se é em cartão, vales ou directo, se paguei com o cartão continente, o cartão do Pingo Doce (cartão presente que carrego na plataforma Lyoness) e se paguei com o cartão caixa ON (um cartão bancário, de pagamentos a diferido. pode dar jeito para os meses em que temos menos dinheiro mas no mês a seguir tem de ser integralmente pago).
No quadro das contas mensais tenho uma primeira parte, com alguma contas que podem ter ficado pendentes do ano anterior.
Na segunda parte são as contas deste mês, com as datas a que tenho de fazer o pagamento (ou ter o dinheiro na conta para os débitos directos.
Como dá para ver, tenho três contas que ainda não foram pagas este mês.


Do meu ficheiro Excel consta uma folha para registo das despesas com IVA sujeito a dedução no IRS (que já deixei de fazer, pois depressa descobri que não vale a pena), uma folha para controlo dos movimentos da conta bancária e outro para registo dos vales sixcontinent. A folha final, designada "variação" tem os valores gastos nos últimos anos (desde 2012).
Para mim esta forma de me organizar funciona muito bem, todos os dias abro o ficheiro e actualizo o que tenho para actualizar. Hoje, por exemplo, penso que devem ter saído os extractos dos cartões de crédito, pelo que irei ao site do banco e actualizarei o ficheiro referente ao mês que vem.

______________________________________________________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário