terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Mais um post sobre as minhas finanças

Já aqui disse que controlo os meus gastos mensais (compras supermercado e biológicos) numa folha de Excel.
Hoje fechei o ano 2017 e foi altura de fazer o balanço:

Este ano o valor é ligeiramente inferior ao ano anterior, o que pode ser explicado por dois factores: uma maior poupança ou um decréscimo nos registos (algumas compras que o marido faz não são registadas, nomeadamente fruta que compra em mercearias e vinho em lojas da especialidade; por vezes também compro on-line, nomeadamente ração para a gata, frutos secos ou chás e não tenho feito esses registos).

Mais algumas análises, em 2012 passámos a ser quatro pessoas, estávamos a morar em casa da minha sogra (menos gastos), fomos para nossa casa a meio de 2013 e em 2015 passámos a cinco pessoas lá em casa. Nesse ano foi o marido que fez muitas das compras, eu estive em casa de baixa e depois de licença com o baby R. É provável que não tenha registado todos os gastos, já que o marido nem sempre me dá os talões.
Em 2016 fui muito certa no registo das compras e em 2017 também (excepto os gastos que já referi que por vezes não registo). Normalmente em julho vamos uma semana e meia de férias, nem sempre registo os gastos nessa semana mas sei que em 2017 guardei todos os talões e passei tudo para a folha de cálculo.
Este ano (2017) o R. deixou de usar fraldas, o que também pode justificar o ligeiro decréscimo nos gastos. 

Espero em 2018 conseguir acompanhar esta tendência decrescente, para isso preciso de organização (usar os descontos existentes, planear refeições, estar atenta às promoções de itens que usualmente compro) e foco (é tão fácil uma pessoa distrair-se no supermercado e fazer gastos supérfluos...).

Sem comentários:

Enviar um comentário