terça-feira, 10 de julho de 2018

Tarefas domésticas na infância


Este ano decidi que era altura de começar a ensinar os miúdos a fazerem algumas tarefas domésticas, nomeadamente cozinhar (principalmente os dois mais velhos).

A B. tem 10 anos, o Z. quase 6, o R. 3.

O Z. gosta muito de ajudar, normalmente quando faço ovos mexidos conto sempre com a ajuda dele, algo aparentemente tão simples como partir um ovo decentemente tem sido uma aventura!

Ontem a B. veio ajudar com o jantar: arroz de marisco (receita que ela escolheu de um livro).
Dei-lhe uma faca "que corta" para a mão e lá estivemos a descascar alhos, cortar cebola (na mandolina), cortar coentros (óh mãe, como é que os senhores na televisão cortam tão depressa?). Ensinei o que é um refogado, que o arroz se faz com a proporção de 1 para dois, mas se for arroz "malandrinho" podemos colocar mais liquido...
O que é ferver, que às vezes é preciso mexer com cuidado para não desmanchar muito os ingredientes e outras vezes temos mesmo de ir ao fundo do tacho para não pegar...

A comida ficou muito saborosa e ela ficou muito contente por ter sido ela a fazer!

Outra tarefa que tenho insistido para fazerem é varrer! Algo tão simples, que eu fazia tantas vezes aos 10 anos, e a B. ainda não sabe fazer bem.


Na Internet encontramos diversas listas de tarefas que as crianças já podem fazer, com determinada idade, mas temos sempre de adaptar à nossa realidade e ao temperamento das crianças.
Por exemplo, lá em casa é raro fazermos a limpeza geral ou mudarmos os lençóis, pois temos quem o faça por nós.
No entanto, costumamos fazer a cama do beliche de cima (e peço sempre a ajuda dos mais velhos).
Fazemos a cama ao fim-de-semana, não porque ache importante fazer a cama mas sim porque acho importante que eles aprendam a fazê-la.
O pequeno R. dá comida à gata  quase desde que começou a andar, já os mais velhos dão às galinhas e recolhem os ovos.
Acho inconcebível que não arrumem a roupa suja no cesto, todos sabem fazê-lo e se não fazem eu chamo para que o façam (não apanho eu a roupa do chão).
E regar, este ano o tempo tem estado mais fresco, mesmo que algumas plantas levem pouca água não é muito grave...
De manhã são também eles que vestem (ou tentam vestir) o pequeno R. e muitas vezes tomam banho todos juntos e lavam o irmão!
Ajudam também a colocar a loiça na máquina, arrumar as compras ou a comida do pequeno almoço, a colocar a mesa e a dobrar meias e cuecas, bem como arrumar a roupa nas gavetas.





Lá diz um ditado português "O trabalho do menino é pouco mas quem o despreza é louco".



Sem comentários:

Enviar um comentário