A panela que comprei no ALDI tem 6L de capacidade, o que já é uma boa dimensão para fazer uma bela de uma sopa "tipo cozido".
Fiz assim:
Ingredientes:
- 1 chispe (foi a primeira vez que comprei, felizmente que já vem arranjado e limpo);
- 1 osso de porco (caseiro, por sinal)
- 2 pedaços de toucinho
- 2 pedaço de chouriço (um vermelho e outro negro, também caseiros)
- 1 farinheira
- batata
- batata-doce
- cenoura
- nabo
- courgete
- couve coração de boi (2 unidades, já que eu gosto bastante de couve)
Confecção:
Na véspera temperei as carnes com sal e arranjei os legumes (cortados em pedaços grandes).
No dia coloquei as carnes, depois os legumes mais duros, por cima os enchidos e as couves (que não couberam todas de uma vez) e água (talvez 250ml). Liguei a panela na temperatura mais alta (deviam ser umas 11h).
Pelas 14h abri para enfiar as couves mais para baixo e baixei para a posição temperatura baixa. Entretanto fui levar os miúdos a uma festa, quando regressámos (pelas 18h), abri novamente a panela, tirei os enchidos (por esta altura já a farinheira tinha rebentado, o que até nem foi muito grave, já que acabou por dar mais sabor à sopa), juntei o resto das couves e mais água. Liguei no high para aquecer novamente a água. Pelas 19 baixei para a temperatura e entretanto pareceu-me que as couves já estavam cozidas, pelo que desliguei a panela.
O resultado foi uma sopa divinal, os legumes bem cozidos, a carne que se separou do osso, um sabor maravilhoso (quase a lembrar as sopas feitas nas panelas de 3 pés que se usam na lareira).
Os miúdos estavam cansados (e provavelmente cheios do lanche da festa) pelo que até nem comeram muito mas eu e o pai das crianças comemos e repetimos umas 3/4 vezes (oh exagerados, oh dieta onde andas!).
Sem comentários:
Enviar um comentário