quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Diabetes

Neste blog vamos começar a falar de diabetes e refeições low carb.
Isto porque estou com um diagnóstico de diabetes tipo2, nada que me tenha surpreendido muito:

  • tive 2 gravidezes com diagnóstico de diabetes gestacional;
  • uma primeira gravidez sem esse diagnóstico (mas com plena consciência que os valores de referência eram muito mais permissivos, i.e., atualmente seria considerada diabética);
  • familiares com diabetes tipo 2 (pai, mãe, avós);
  • a minha mãe teve diabetes na minha gravidez.

O que me surpreendeu, confesso, foi este diagnóstico ter sido feito tão cedo, caramba, ainda nem cheguei aos 40!

O médico pretendia que fizesse medicação, mas na verdade tenho "apenas" um valor alterado, 2h após a toma de 75g de glicose... quem é que aguenta tamanha carga de doce? 😏 
O valor em jejum está excelente, o valor de "média" dos últimos 3 meses idem (hemoglobina glicada).

Assim, pretendo fazer alguns ajustes na alimentação, nomeadamente reduzindo os hidratos de carbono na alimentação, fazendo uma alimentação low carb - baixa em hidratos de carbono.

Ainda estou em estudos e não defini qual o teto máximo para os HC consumidos, mas já percebi que ao pequeno almoço tenho de consumir abaixo de 30, caso contrário tenho um pico de glicémia após as 2h.

Muitas leituras me aguardam.

Sem comentários:

Enviar um comentário