quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Poupar na comida - redons e outros que tais

2019 iniciou com muitos restos no frigorífico e por vezes restos (e restinhos) acabam por ser sinónimo de comida para as galinhas (estes animais são autenticos sorvedouros de comida, comem de tudo, sem grandes esquisitices).
No entanto, consegui gastar todos os restos e tenho-o feito de forma periódica:

  • Tenho um restinho de carne? Sai o belo do empadão, juntando um pouco de chouriço e alguns legumes para dar mais "volume" ao recheio;
  • Tenho metade de uma couve e dois ou três cogumelos? Saem uns legumes salteados para acompanhamento do jantar, com um restinho de massa para os miúdos (que sozinha não dava para 3);
  • Não apetece fazer jantar? Ao invés de ir comprar algo já feito, fiz ovos mexidos com "cenas" que andavam no frigorífico, incluindo um resto de queijo ralado que tinha congelado. Para acompanhamento umas batatas pré-fritas que estavam perdidas no congelador (e numa refeição mais dois restinhos que andavam congelados se foram). Claro que rtive de fazer jantar, mas ovos mexidos quase não conta...;
  • Para o jantar de hoje vou fazer "crescer"um resto de carne que fiz na slow juntamente com o arroz que sobrou dessa refeição. Vai sair um arroz de "pato escondido" (o pato vai estar tão escondido que nem o vamos ver, já que a carne é de porco, pá de porco com osso hahaha). Se a carne for pouca junto legumes ou bacon, já que tenho lá um bocadinho a pedir utilização urgente. Nota: essa pá de porco custou-me uns 8€ e já deu para o nosso jantar, o meu almoço e dará novamente para o jantar.
  • Hoje o meu almoço será o resto dos ovos mexidos com um resto de caril de legumes (este era tão pouco que estive quase a descartar para as galinhas, ainda bem que não o fiz);
  • As laranjeiras estão a produzir? Faço sumo de laranja, forma de aumentar a vitamina C dos miúdos (no fim-de-semana vou tentar fazer para congelar, até para tentar apanhar a maioria das laranjas antes que a geada as estrague);
  • Preciso de comprar pão? Ao invés de comprar um saco, que trás sempre mais do que gastamos, peço para me individualizarem a quantidade que necessito...
  • No caso do pão, em alguns dia faço pão, o que sai ainda mais barato;


    E assim, pouco a pouco, tento reduzir a conta do supermercado (se bem que ao dia de hoje - 10 de Janeiro - já gastei quase 80€ em supermercado e hoje já tenho alguns produtos que necessito comprar).



    Sem comentários:

    Enviar um comentário