segunda-feira, 4 de março de 2019

Documentários interessantes - #11 - Period. end of Sentence

Vi ontem este pequeno documentário (vinte e poucos minutos), sem saber que tinha ganho o Óscar para Melhor Curta-Metragem Documental.

É um documentário que aborda um tema sensível para algumas culturas - a menstruação -  focando uma pequena comunidade na Índia, onde um homem inventou uma máquina de produção de pensos higiénicos a baixo custo.
No decorrer do documentário percebemos como é difícil a vida das meninas e mulheres, que por uma questão fisiológica tão simples deixam mesmo de estudar: uma jovem dizia que continuou a estudar durante 1 ano após ser menstruada, mas desistiu por não conseguir trocar de roupa as vezes necessárias. Percebemos também a ignorância sobre o tema, não só dos homens mas também das mulheres: "só Deus sabe porque sangramos", "está relacionado com os bebés"... 
Ao deixarem de estudar, as mulheres tornam-se mais vulneráveis e dependentes dos homens, num ciclo vicioso de pobreza e estigma social (por exemplo, são impedidas de entrar nos templos ou rezar quando estão menstruadas).

Nem a propósito, tinha terminado ontem o livro Escrava onde Mende Nazer conta como foi quando lhe apareceu o período, em que julgava estar doente. Foi a "dona" que lhe ensinou a usar algodão dobrado como tampão/penso.
Também no livro Pássaros Feridos Maggie se assusta com o sangue, julga mesmo que está gravemente doente e é o padre (sim, um padre!) que lhe explica ser normal.
Um pequeno grande documentário, que sem dúvida merece ser visto.




Sem comentários:

Enviar um comentário