quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Poupança na eletricidade

Ontem dediquei-me à procura do melhor tarifário para a electricidade lá de casa.

Actualmente temos bi-horário, tinha curiosidade em saber se ainda compensava. Pelas minha contas sim (cerca de 50€ anuais).
Fiz algumas simulações na internet  (site Deco, ERSE, entre outros), que me indicavam como melhor escolha a Galp. Comparei os tarifários "base" da EDP e Galp e, com base nos consumos de 1 ano, cheguei à conclusão que a Galp realmente me fica mais barata (cerca de 3 € relativamente ao que pago na EDP, já com 1% de desconto), sendo que sobre esse valor a Galp ainda "oferece" 13% em desconto no cartão continente e descontos de 12€ em cartão em compras superiores em 30€.
De acordo com o consumo que simulei, teria um desconto em cartão de 160€ anuais (+/-) fora o acréscimo do desconto em combustível.
Estou tentada em mudar...

Outra questão que me assola, é o custo que tenho mensalmente em aquecimento, passo facilmente a pagar mais do dobro da electricidade no inverno. Actualmente tenho lareira com recuperador de calor a trabalhar todos os dias, dois aquecedores eléctricos (óleo) que trabalham umas 4 h por dia, cada um... e já vi que estes aquecedores são um sorvedouro de electricidade! A solução mais acertada, pelo que li na internet, é o sistema de ar condicionado. Por acaso temos um aparelho montado em casa, mas não tem estado a trabalhar.

Os valores que encontrei para a electricidade, nestas 2 companhias, foram:
(potência de 5,75 kVa)

  • Bi-horário

Vazio Cheias Potência
EDP 0,0969 0,2029 0,3321
Galp0,09360,2010,3512

  • Tarifa Simples
Simples Potência
EDP 0,1617 0,3297
Galp 0,1608 0,3512



E por ai, também chegam a esta época do ano a fazer contas?

Sem comentários:

Enviar um comentário