segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Poupanças de fim-de-semana

Tenho um sofá na sala com mais de 20 anos, doado pela minha irmã. Nos últimos tempos ficou roto, mas com uma fita cola preta lá colei os buracos (o sofá é em napa, preto).
Mas, maravilha das maravilhas, os meus pais compraram um sofá novo e nós herdámos o sofá de dois lugares e dois sofás individuais. A sala ficou a ter muito mais espaço para nos sentarmos e a custo zero :)

A horta tem produzido tomate, no fim-de-semana passado fiz molho de tomate para conservar em frascos (para conservar coloquei o molho de tomate em quente nos frascos e virei de cabeça para baixo até arrefecerem), este fim de semana experimentei outra forma: ir colocando tomates cortados num frasco, empurrando até encher completamente (os tomates vão libertando molho). Colocar os frascos tapados numa panela com água e deixar ferver (deixei uns 20 minutos). No final deixar arrefecer e garantir que as tampas "abaularam" (sinal que o frasco perdeu o ar interior e a conserva se irá manter).
Também no fim-de-semana tinha desidratado tomates cherry, este fim-de-semana voltei a fazê-lo.
Comecei a fazer vinagre de maçã, um projecto que já tinha em mente há muito tempo.
A horta continha a produzir tomates, milho doce, pepinos. Este ano não tive uma única abóbora, mas em compensação a sogra tem imensas e vai partilhar!
Tenho também o feijão a secar para depois apanhar e debulhar, já tive feijão verde, beterrabas, courgettes, ervilhas e algumas alfaces e couves, que basicamente foram para as galinhas (este ano essas culturas não correram muito bem).
Tenho umas batatas doces plantadas, mas até tenho medo de ir ver (as ramas não estão lá com muito bom aspecto).

______________________________________________________________________________________________________

3 comentários:

  1. Que giro!
    Também iniciei vinagre de maçã esta semana!
    E amanhã vou experimentar desidratar tomate cherry. Como fizeste? Desidrataste totalmente ou conservas em azeite?
    E durante a semana também vou dedicar-me a uma dose industrial de molho de tomate...suficiente para os próximos meses!
    Poupanças com muita qualidade!!!

    ResponderEliminar
  2. O tomate desidrato no forno, com ventilador, a cerca de 60 / 70 ºC e normalmente ficam umas 12h.
    Costumo colocar em azeite, por vezes com alho ou oregãos, este ano ainda não os fiz, mas ficaram mais sequinhos do que no ano anterior.
    Estou com a ideia de também desidratar peras,já que tenho muitas no quintal.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada.
    Pera desidratada também é muito boa. E havendo em excesso, é uma óptima maneira de poupar.
    Bons trabalhos, por aí! Beijinho

    ResponderEliminar