quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

A padaria cá de casa...

Nas férias voltei a fazer pão, agora sem MFP, já que a dita "morreu" (o meu pai tentou arranjar, mas não conseguiu).
Fazer pão não é muito complicado, água, farinha, fermento, sal. Uma pitada de açúcar para ajudar a levedar e dar cor à crosta.
Cheguei a fazer "fermento caseiro" SOURDOUGH (neste link está muito bem explicado), o que permite prescindir do fermento de compra.
Agora tenho feito com "massa velha" ou "massa mãe", de acordo com as técnicas que as minhas ancestrais faziam: basicamente guarda-se um pouco de massa fermentada para incorporar na próxima massa de pão.
E os meus pães, modéstia à parte, têm saído muito bem, cada vez melhor (não sei se pelo amadurecimento da massa mãe, se pelo aprimorar da técnica de amassar o pão).
Cozo o pão no meu forno eléctrico, que possui uma função "hydro assar", que permite obter uma crosta bem estaladiça.



A receita/técnica que tenho usado é:
- 500 g farinha
- 330 ml água tépida +/-
- cerca de 5/6 g de sal
- um pouco de açúcar amarelo
- meio cubo de fermento fresco (de compra) ou massa-mãe (cerca de 100g).

Num recipiente junto a água tépida com o fermento (ou massa mãe), que desfaço com as mãos. Acrescento a farinha, açúcar, mexo com uma colher e deixo repousar (chama-se a esta fase autólise).
Seguidamente junto o sal e amasso à mão, juntando farinha sempre que necessário. Pelos pães que fiz começo a perceber a textura ideal da massa, pelo que junto a farinha até atingir o "ponto". O amassar é bastante terapêutico e parece-me ser uma fase muito importante para obter um bom miolo. Há vídeos no youtube que dá para perceber bem o processo.
Deixo a massa descansar num recipiente (que unto previamente com azeite, para ser mais fácil retirar).
Passado umas horitas tiro a massa, dou-lhe umas dobras e faço bolas pequenas (ou uma grande) e deixo a levedar (normalmente aqueço o forno a 50ºC, desligo e coloco a massa a levedar).
Para assar, retiro o pão levedado do forno e coloco a aquecer a 300 ºC. Depois de quente introduzo o pão, assa 5 minutos a 300 ºC e depois cerca de 30 a 200 ºC (bolas tenho colocado uns 13 a 15 minutos, pães entre 30 a 35).







Sem comentários:

Enviar um comentário