As galinhas tiveram o seu galinheiro limpo. Andei também a tentar controlar um galo novinho que lá anda, que tira a galinha "choca" e me parte os ovos que ela está a chocar! (ontem foram 3...).
Os patos sujam muito as águas, pelo que é necessário andar sempre a limpar os bebedouros e a banheira deles.
No jardim andei a arrancar umas ervas e a plantar flores.
Na horta ainda não tenho muitas ervas, mas continuei a plantar e semear neste fim-de-semana, a repor algumas "falhas" que ocorreram devido à chuva e ao frio: num canteiro de feijões nem um germinou, as ervilhas germinaram muito mal. E no domingo foi dia de feira, lá fui eu comprar mais algumas coisinhas para por na horta (que já está enorme, diga-se). Atualmente tenho plantado/semeado:
- Batata doce
- Uma linha de abóbora + feijão de trepar (ainda lá terei de colocar canas para os feijões treparem);
- Uma linha de abóbora + milho (onde irei semear feijão de trepar, assim que o milho estiver com um palmo de altura);
- Ervilhas, feijão-verde, couves, pimentos amarelos, alfaces, beringela, beterrabas, espinafres, courgettes, pimentos padron, rúcula, nabo, cenoura, cebolinho, cebola roxa;
- Misturadas pelas culturas andam hortelã, cidreira, manjerico/manjericão, cravos túnicos. No meio das courgettes semeei alguns feijões "orca" e uns milhos.... (a minha horta é uma grande salganhada :) )
A sogra faz uma grande extensão de tomate, portanto não irei plantar tomate (a não ser que numa ida à feira me apeteça comprar... ).
Confesso: às vezes sinto-me uma verdadeira mulher rural!
Quadro de José Malhoa: O Sétimo Mandamento (ou Não furtar... as uvas do sôr Prior). Não que eu ande a furtar uvas (ou outras culturas) mas é um bonito quadro...
Sem comentários:
Enviar um comentário