sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Poupança na Água parte II

Há muitos gestos simples que podemos fazer para poupar água, no entanto confesso que lá em casa falham alguns: a água que corre até aquecer é um desses pontos!
O mais fácil é ter um balde, mas quando os miúdos eram pequenos deixou de ser prático (só de imaginar um balde de água ali à mão para eles brincarem...). Ainda experimentei um garrafão, mas para além de não ser fácil encher, ao despejar na sanita acabava por não ser fácil usar como descarga. Agora que eles estão maiores, julgo que já será "seguro" portanto irei implementar esta medida a curto prazo. (falta arranjar o balde). Na cozinha, local em que gasto quase 5L até a água vir quente, vou tentar utilizar um garrafão para evitar o desperdício (tem de ser uma solução prática e que ocupe pouco espaço). 

No capítulo da lavagem da roupa, para além das medidas óbvias (lavar somente com a máquina cheia) comecei a adoptar outras medidas (talvez um pouco estranhas para algumas pessoas):

  • Na limpeza da casa usamos panos laváveis (normalmente de t-shirts velhas). Tenho imensos e lavo num programa à parte, para não misturar com a nossa roupa. Mas depois de reflectir um pouco, conclui que não tenho qualquer necessidade de os lavar todas as semanas. Assim, atualmente lavo de duas em duas semanas, ou mesmo mais espaçadamente, dependendo das limpezas que se façam;
  • Os miúdos tinham o hábito de colocar a roupa exterior para lavar, todos os dias. Ora a mais velha já não se suja por ai além, o mais novo usa bibe (a roupa fica mais protegida). O do meio tende a sujar mais as calças, principalmente de verão. Portanto agora a regra é a mãe dar uma vista de olhos e ver se as peças dão para voltar a usar. Poupo em lavagens, poupo a roupa e poupo a passar a ferro!
  • As toalhas de banho foi outro item em que consegui diminuir o número de lavagens. Os adultos lá de casa tomam banho no ginásio vários dias por semana, as crianças na piscina. Mas estava a lavar as toalhas com a mesma frequência de sempre, o que acaba por não fazer sentido. 


Depois temos outras medidas implementadas, mas já fazem parte da rotina do dia a dia:

  • Durante a semana os banhos são rápidos, só ao fim-de-semana é que os miúdos podem tomar um banho mais prolongado (ainda gostam de ir todos juntos para a banheira). Por norma eu lavo o cabelo somente duas vezes por semana, os miúdos lavam ao fim-de-semana (e na piscina) portanto conseguimos que os banhos sejam, por norma, rápidos. O marido pouco cabelo tem, pelo que lavar o cabelo ou o corpo demora quase o mesmo 😆
  • Lavagem de dentes é com a torneira fechada;
  • No quintal usa-se a água do poço, com parcimónia;
  • A água que sobra das garrafas de água (reutilizáveis) é colocada nas plantas;
  • Normalmente usamos a água do autoclismo com algum controlo (ver imagem ilustrativa) e temos autoclismos de dupla descarga. 

Para além das medidas de controlo da quantidade de água gasta, temos direito ao tarifário social de famílias numerosas, o que é mais uma ajuda na poupança mensal.

___

Post anteriorpoupanca: água

______________________________________________________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário