quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Poupança na eletricidade parte III - consumos "vampiros"

Recentemente descobri que alguns equipamentos, que parecem desligados, na realidade estão a consumir. E isto tem um nome bem adequado "consumos vampiros".

Um desses eventuais consumos vampiros chocou-me. Não estou a falar de algo óbvio, como o stand by, mas sim (rufar de tambores) da máquina de lavar roupa!

Vi no site pouparmelhor.com um artigo, de 2012, onde o autor tinha feito esta descoberta, a sua máquina de lavar (programável como a minha) gastava cerca de 6W só por estar conectada à tomada, sem qualquer luz avisadora.
No meu atual tarifário pago 0,11 em vazio, 0,187 fora do vazio.
Feitas as contas, são quase 12 cêntimos por semana (considerando unicamente os dias úteis) em que não trabalha, pouco mais de 6€ ao final do ano, se considerarmos 52 semanas.
(Faço assim as contas para simplificar, pois uso mais a máquina ao fim-de-semana).
Ora, na divisão em que tenho a máquina de lavar tenho também a de secar, igualmente programável. Será que também me anda a gastar 6€ ao ano só para estar quieta?
Uma vez que ligações das máquinas estão num local de difícil acesso, não tenho forma nem de medir nem de desligar na tomada. Mas estão localizadas num anexo à casa, com um quadro eléctrico especifico para essa divisão e um disjuntor mesmo ali à mão. E pimbas,  no domingo, quando já tinha tratado de toda a roupa da semana, desliguei o disjuntor.

Sobre este assunto dos consumos vampiro encontrei estudo feito no Brasil, onde surgem outro tipo de consumos interessantes:

Eu tenho um microondas (aquisição recente) com ecrã (e aquela luz sempre acesa), suponho que tenha um gasto um pouco superior ao apresentado na tabela.
Outro artigo publicado no site elegante refere valores ligeiramente diferentes:


Para ter valores exactos, só fazendo medições. Mas como não tenho aparelho para medir (nem tenciono comprar) ficarei sempre com a duvida acerca dos reais consumos. No entanto, já comecei a tomar algumas providências:

  • Desliguei o disjuntor das máquinas de lavar e secar roupa;
  • Desliguei o disjuntor do forno de encastrar. Este tem um ecrã, continuamente iluminado com as horas. Na mesma divisão tenho o microondas, também com ecrã para as horas. Para já desliguei o forno, no futuro talvez desligue o microondas, vou ver;
  • Finalmente liguei a tomada inteligente que recebi da EDP. Neste momento quando desligo a tv desligo também a consola de jogos, o dvd e um mini processador (que permite a ligação da tv à internet);
  • Estou a equacionar adquirir umas tomadas com comando na amazon.es. Tenho um voucher de 25€ que obtive na plataforma sixcontinent e que me ficou a zero euros. Esta tomada poderia servir para desligar a impressora e o pc, que o marido muitas vezes se esquece de desligar, bem como a aparelhagem que existe no escritório;
  • Pretendo acrescentar uma folha ao meu Excel do registo de compras, para todos os meses inserir os consumos e de electricidade e verificar se ainda está a fazer sentido ter o bi-horário.

  Algumas "burrices" que fiz durante anos e recentemente comecei a desfazer:

  • deixar o desumificador sempre ligado em stand by. Porquê? Aquilo até tem uma luz, o equipamento é antigo, imagino que estivesse a consumir alguma coisa....
  • deixar os relógios que tenho ligados aos aquecedores ligados durante o verão... aquilo tem uma rodinha que vai girando, lá está, algum consumo deve ter...
  • deixar o carregador do mini-aspirador sempre ligado. mais uma vez, de certeza que estava a consumir, agora tenho desligado da corrente, até porque só carrego o aspirador muito de vez em quando;
-----
Ver também: 
poupança na electricidade parte II
Poupança na electricidade

______________________________________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Em locais com múltiplos aparelhos, pode compensar investir numa tomada com corte de energia. Por exemplo, na zona da TV tenho uma extensão com o botão de corte de energia. Tem ligado a TV, o TDT, o leitor de DVD e o leitor VHS/DVD (sim... ainda tenho o meu). Mas como é raro utilizar, só ligo o interruptor quando vou ver alguma coisa, ou quero gravar alguma coisa.

    ResponderEliminar
  2. Esta inteligente da EDP funciona desse modo, com a vantagem de que não nos precisamos de lembrar de desligar e ligar o botão. Útil no caso em que as tomadas estão inacessíveis.

    ResponderEliminar